D.M.O

O conteúdo deste blog é amplamente estudado, para ser transpassado com sabedoria para os que amam um estudo de Dogmas diferentes e Ocultismo em seus diversos ramos.

Deixo claro que usem o conteúdo postado com respeito e de forma culta. Pois não me responsabilizo pelo exagero de alguns leitores que fazem mal uso dos livros e artigos postados no blog.

Caso queria efetuar um pedido sobre novas idéias ou livros que gostariam que postassem no blog, estaremos disponibilizando uma área para os leitores chamada: "Área de pedidos". No topo do blog.

Desde já obrigado pela atenção.
.'.DMO
Email para contato: OcultoDmo@hotmail.com

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Círculo Mágico:

Círculo Mágico:

O Círculo Mágico é usado por Magos e Bruxos de maneiras diferentes. Magos o utilizam para que mantenham entidades e espiritos do lado de fora, de forma a manter a segurança do mago. Já na Wicca é usado para manter a energia gerada durante um ritual ou feitiço dentro do círculo e para manter energias distintas do lado de fora.

O círculo deve ser o primeiro passo para dar início uma sessão não somente a ritualística, mas também de meditações importantes. Normalmente ele é traçado pelo mago ou sacerdotisa.

No processo de elaboração de um círculo mágico o primeiro passo consiste em limpar fisicamente o local.

Não há uma fórmula fixa para a abertura de um círculo mágico, ele pode variar de pessoa para pessoa , de objetivo para objetivo. A forma de fazer o círculo é muito simples, porém para que seja realmente efetivo é importantíssimo visualizá-lo como uma esfera de luz real envolvendo os presentes. Visualiza-lo com o maior número de detalhes. Se estiver sendo usado o processo mental a pessoa deve manter intensa concentração mental, até visualizá-lo sendo construído da forma mais concreta possível. 

Quando riscado no chão pode ser usado para isso o bastão mágico e o sentido é anti-horário, mas em algumas cerimônias pode ser o inverso. Durante a constituição do círculo é bem importante que os elementais da natureza sejam invocados, e especialmente pedida a proteção de Deus, guardiões ou da Deusa.

 Os elementais podem ser convidados verbalmente ou por instrumentos de poder mágico, especialmente tambores, limpar com vibrações elevadas, e trazer força positiva.

Existem diversas maneiras de traçar um Círculo Mágico. Ele ao ser feito deve haver uma eficiente mentalização ligado à energia positiva, imagens de paz, de tranqüilidade, entendimento, iluminação, união, paz, amor, etc.)

O traçado do círculo deve começar pelo Leste, ou pelo Norte, e seguir no sentido dos ponteiros do relógio, até chegar ao ponto do inicio. Se o circulo for pequeno pode ser traçado com um bastão, ou, com um punhal ou com uma espada ritualística; ou mesmo com a mão direita disposta em figa.
Os pontos cardeais de um circulo mágico, assim como de qualquer cerimonial, pode obedecer aos clássicos pontos geodésicos, mas quando isso não é possível, então eles podem ser escolhidos livremente, pela razão de que ele se constitui um mundo à parte e como tal pode ter seus próprios pontos, mas se houver correspondência com os da terra é bem melhor.

Quando é preciso o circulo ser grande, então ele pode ser feito pela pessoa caminhando e marcando o chão de alguma forma. Para isso pode ser usado fogo (velas) acesas, brasas; cinza, também por outros elementos como, giz, carvão e uma variedade grande de substâncias, segundo a natureza do ritual. Em suma, os materiais usados na demarcação são inumeráveis. O mago sente qual o melhor para demarcar um circulo mágico diante de uma determinada finalidade ritualística. Quando o circulo é marcado mentalmente ele pode ser visualizado sendo feito com um determinado material. Na verdade, o circulo traçado mentalmente algumas vezes oferece vantagens, desde que mentalmente se pode fazer uso de qualquer material ou formas de energia. Assim podem ser usados elementos não disponíveis na prática ou naquele momento, por exemplo, pode ser a luz (branca ou colorida), energia sob as mais diversas formas, em suma elementos impossíveis de ser fisicamente acessíveis. Por exemplo, a prática mostra que o ideal seria um circulo com uma determinada erva que não se pode dispor no momento, então se pode visualizar o circulo sendo feito com ela.

Um círculo feito fisicamente pode ser visualmente complementado mentalmente. Assim, apos o circulo ser traçado ele pode mentalmente ser complementado com flores, cores, com luz, etc. É viável introduzir sons em geral e muito especialmente músicas adequadas.

Em atendimento a diversos fatores, entre eles o espaço disponível, o círculo pode ser feito por visualização pelo mago, e também os participantes procuram ver o mais objetivamente possível o circulo sendo formado.

Conforme o tipo de cerimônia dentro do circulo podem ser situados, objetiva ou mentalmente, altares, nichos, símbolos, e em especial assinalados os pontos cardeais. Objetivamente para assinalar os pontos podem ser usados símbolos específicos, fogo, água, terra, ar, gravados fisicamente ou apenas mentalmente. Para assinalar os pontos cardeais pode ser usado o próprio elemento, ou o símbolo correspondente. Por exemplo, uma vela para o fogo, uma jarra com água, para a água; uma pena, ou uma folha, para o ar; areia ou uma pedra, ou equivalente, para terra (bem bom é um cristal).

Os materiais mais recomendados para a elaboração física de um circulo mágico comum são: folhas de arruda, de alecrim, de lavanda, cravo da Índia, café moído, pimenta do reino, erva mate, ou qualquer outro elemento considerado purificador.

Como nem sempre é possível fisicamente se construir o circulo, mesmo assim ele pode ser feito mentalmente, por visualização, quando então se deve visualizar um círculo sendo riscado, desenhado, decorado, com qualquer material, tais como flores, imagens mentais de fogo, de luz colorida – a cor depende muito do tipo de ritual –,etc. O importante é que haja uma delimitação – a mais circular possível –, mas quando isso não puder ser feito por contingência do espaço, então, pode ser irregular, até mesmo chegando a ser mais aproximado de um quadrado ou retângulo. O fundamental é que ele seja fechado.

Em algumas doutrinas o traçado do circulo já faz parte da dinâmica do próprio ritual, como, por exemplo, a forma de circulação dos presentes, do dirigente, etc. Pois a construção de um círculo mágico envolve a limpeza ambiental cuidadosa.

Limpeza do Circulo Mágico.

Antes de ser traçado o circulo o local deve estar fisicamente limpo, isso quer dizer, eliminar coisas supérfluas, objetos sem importância, sujidades, etc.

Podemos dizer que há necessidade de dois tipos de limpeza, um consiste em limpar fisicamente, limpeza física o ambiente no tocante a objetos, poeira, alimentos, e outros resíduos físicos. Também de insetos, animais e coisas assim. Há grupos radicais que não permitem móveis, cadeiras, roupas, adornos pessoais, jóias, em suma, tudo o que não seja elementos da natureza (matéria, terra, fogo, água e ar). Apesar de que as jóias, são feitos de algum metal, ou outros materiais que são elemento terra. No Passado alguns rituais, especialmente ligados ao útero, eram praticados com as pessoas despidas, mas isso tem a ver com a circulação da energia, e não com a roupa propriamente, ou seja, com o elemento. É óbvio se admitir que essa prática seja preferível que pode acarretar muitos problemas. Numa avaliação em termos de custo beneficio, chega-se a conclusão de que é preferível usar uma veste, como uma túnica solta que permita o contacto com a terra.

O outro tipo de limpeza diz respeito à limpeza energética que deve ser procedida depois que o círculo for estabelecido e visa erradicar elementos imateriais. A limpeza energética é menos importante quando o circulo se situar em ambiente externo, do que em ambiente interno, pois externamente a própria terra e os demais elementos já fazem esse trabalho.

A limpeza energética pode ser feita através de vocalizações, de sons, de mantras; de incensos e “perfumes de limpeza’’.

Limpeza pelos elementos:

*Limpeza pelo fogo: Tochas, ou velas, conduzidas dentro do círculo, ou simplesmente nele posicionadas.
*Limpeza pela água: Caminhar aspergindo gotas de água na área do círculo, ou posicioná-la no recipiente adequadamente.
*Limpeza pelo Ar: Usar um incensário. Incensar o ambiente.
*Limpeza pela Terra: Aspergir no ambiente um pouco de areia consagrada à Lua e ao Sol.

O passo a seguir compreende a visualização de um campo de luz dentro do círculo e pessoalmente usamos alguns momentos em que uma música adequada é tocada.

Muitas vezes a pessoa ignora a natureza do que vai ser realizado em um cerimonial, mas é bastante que s veja como o círculo mágico é estabelecido para se ter idéia de que lado é o processo. Evite participar de uma cerimônia mística em que não haja o circulo mágico, no tocando aos ritos, material, etc. É fundamental que qualquer cerimonial haja um círculo mágico, físico ou mental. Evite participar de um ritual que não haja um circulo mágico. Em caso de absoluta necessidade de participar então a pessoa mentalmente deve traçar círculo e se posicionar dentro dele.

A área onde vai ser efetivado um ritual deve ter tamanho adequado, se possível suficientemente amplo. Ele pode ser apenas para uma ou mais pessoas, e em muitos casos mais pode existir mais de um círculo. Isso acontece quando certos rituais envolvem polaridades opostas; quando houver o processo envolver energia masculina e feminina, por exemplo pode ser preciso um círculo masculino e outro feminino. Num ritual feminino, se por alguma razão houver a participação do masculino devem existir dois, mas quando não se tratar de um ritual em que não conte seja direcionado especificamente ao masculino ou ao feminino, então deve ser apenas um círculo.

Quando a construção do círculo é concluído então deve ser procedida a sua Consagração. É importante que seja procedido uma mentalização.

A pessoa que estiver dentro do circulo mágico não deve sair dele sem pedir licença ao dirigente,para não romper o círculo, eliminado assim a função protetora do espaço sagrado. Ao pedir a licença o dirigente concede e cuida de recompor o círculo de imediato para restabelecer a função protetora, e assim não permitir que energias contrárias entrem para perturbar, ou causar algum problema no decorrer do ritual.

O circulo mágico é rompido quando é transposto por uma pessoa, ou mesmo por um animal. Por isso o círculo só tem valor se ele for fechado. Se a pessoa tiver certa experiência ela pode sair naturalmente, mas nesse caso deve saber abrir uma porta na “parede” energética. Para isso basta mentalizar uma porta de saída na barreira de energia, e na media que vai saindo ir lacrando através de um processo de visualização. A pessoa deve ver a porta sendo fechada imediatamente atrás. O mesmo procedimento para a reentrada.

Depois de construído o círculo, se pessoa conhecer algum elemental protetor, aliado, pode invocá-lo, de preferência fazer isso em voz alta pedindo que reforce o círculo. Pedir a Deus, Guardiões ou à Deusa Luz a compreensão e amparo.

Um comentário: